domingo, 10 de janeiro de 2010

INTRIGANTE - Existe o líquido respirável?

Em seu  último livro O Símbolo Perdido, o escritor Dan Brown, faz referência ao "líquido respirável", onde o principal personagem Robert Langdon,  após ficar várias horas dentro de um tanque cheio de um líquido é retirado do tanque vivo porque o líquido em que se encontrava era "respirável".
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, um grupo de substâncias chamados de perfluorocarbonos (PFCs) tornaria possível a respiração artificial que utiliza um líquido, e não o ar, para trocas gasosas (ventilação líquida). Peixes respiram eficientemente através de líquidos, porque suas vias respiratórias são unidirecionais (entrada pela boca e saída pelos opérculos) e suas guelras são próprias para extrair pequenas quantidades de oxigênio dissolvidas na água. O aparelho respiratório humano, entretanto, não tem estas propriedades e necessitaria de um líquido capaz de carregar grandes quantidades de oxigênio. Os PFCs carregam 50 a 70 vezes mais  oxigênio que a água, não são absorvidos pelo organismo, nem interferem nas substâncias vitais presentes nos pulmões.
Segundo a  revista Ciência Hoje vol. 44, nº 260, as primeiras pesquisas surgiram em 1962, quando o fisiologista Johannes A. Kylstra (1925-2008), nascido na Indonésia,  demonstrou, na Universidade de Buffalo, Estados Unidos, que ratos cujos pulmões tinham sido preenchidos por um tipo de solução salina oxigenada podiam ter uma sobrevida  de até 18 horas quando submersos em altas pressões, semelhantes às das regiões fundas dos oceanos. Na mesma década, o fisiologista e bioquímico norte americano Leland C. Clark Jr. (1918-2005) e o bioquímico tcheco naturalizado norte americano Frank Gollan (1910-1988), testaram um novo líquido, denominado perfluorocarbono  que havia sido desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial no âmbito do Projeto Manhattan. No artigo que publicaram em 1966 na revista Science, Clark e Gollan sustentavam que aquele líquido era um excelente meio de transporte para o oxigênio e o gás carbônico. Quando os pulmões de ratos e gatos eram inundados por esses gases, eles observavam que os animais podiam respirar em meio líquido por um período de até 20 horas, voltando em seguida a respirar com sucesso o ar ambiente. 
Esse é considerado o marco inicial da ventilação líquida com PFCs. Os perfluorocarbonos são líquidos derivados dos fluorocarbonetos, muito semelhantes a hidrocarbonetos cujas moléculas de hidrogênio foram substituídas por moléculas de flúor.
Com características semelhantes às da água, são incolores, inodoros e insípidos. São quimicamente estáveis, têm baixa tensão superficial e sua densidade é maior que a da água. São excelentes carreadores de gases como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono. Relatos preliminares revelam que o perfluorocarbono pode ser utilizado com segurança em humanos. Apesar dos inúmeros avanços ocorridos na utilização da ventilação líquida, seu emprego ainda é limitado por diversos fatores, destacando-se entre eles o elevado custo. Sua utilização está restrita a poucos centros de pesquisa, especialmente nos Estados Unidos e no Canadá. 

27 comentários:

  1. como se respira dentro do ventre ??
    vc fica la quase 9 meses e respira como ??
    quando sai liguido e liguidos nojentos saem junto ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade dentro do ventre não se respira, todo oxigênio que que o feto recebe vem direto do corpo(sangue)da mãe através do cordão umbilical assim como outros nutrientes indispensáveis para vida. O bebê só passa respirar com os próprios pulmões no momento em que nasce.

      Excluir
  2. Nariz esquisito esse da foto

    ResponderExcluir
  3. isso ja e coisa antiga , assistam o filme o segredo do abismo . tem varias cenas em que respiram em um liquido pra mergulho de grandes profuncidades..

    ResponderExcluir
  4. Interessante, gostei da matéria!

    Até mais!

    ResponderExcluir
  5. @luciano, já vi esse filme, é show


    http://butecodevila.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante, desconhecia o assunto.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo post. Mto bom

    ResponderExcluir
  8. Seu blog consegue se superar a cada dia...Legau d+

    ResponderExcluir
  9. Vim agradecer sua visita e comentário.
    ótima matéria, uma excelente explicação para nós.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Matéria muito boa, obrigado.

    @fer nando disse...

    «como se respira dentro do ventre ??
    vc fica la quase 9 meses e respira como ??
    quando sai liguido e liguidos nojentos saem junto ....»

    Oh meu Deus... santa ignorância.

    ResponderExcluir
  11. eu não me submetia a tal coisa. a menos que fosse forçado

    primeirojornal.helderpereira.net

    ResponderExcluir
  12. O Luciano lembrou bem. O 'Segredo do Abismo' tem uma cena fantástica e tensa sobre este tema. Boa pesquisa !!

    Saudações.

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Bem interessante.
    Talvez um dia o ser humano regresse à água.
    Mas aí também constatará o mal que tem feito ao mundo aquático.

    Cumprimentos,

    José

    ResponderExcluir
  14. Inclusive naquele filme Segredo do Abismo, conforme o comentario do luciano, eles utilizam este liquido. Eu li que a cena onde o rato é mergulhado em perfluorocarbono é real e o rato estava respirando este liquido.

    ResponderExcluir
  15. assuntO super interessante ! parabéns]

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo post.

    muito bom,, depois dê uma passada aqui!

    http://divulgawebblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. legal...agora já posso contruir meu ape no fundo do oceano...
    bom post alquimista

    ResponderExcluir
  18. Já tinha lido o livro "O Símbolo Perdido' e achei muito interessante esse tal de Perfluorcarbono...

    ResponderExcluir
  19. Fui fazer isso uma vez tive uma apinéia só sobrevivi por milagre...não recomendo

    ResponderExcluir
  20. Também li o livro de Dan Brow "O símbolo perdido" e fiquei impressionado com o assunto. Até então nunca tinha ouvido falar sobre ventilação líquida. É um assunto bastante interessante, e outra coisa que me chamou a atenção foi a ciência noética que por ventura, também é citado no livro.

    ResponderExcluir
  21. @sandro kkkkkkkkkkkkkk é RESPIRAÇÃO através do perfluorcarbono e não apnéia são coisas diferentes filhote
    @fernando kkkkkkkkkk agora quase me matei xD...toma aí filhote a explicação para você...http://diariodebiologia.com/2010/03/como-o-bebe-respira-dentro-do-utero/
    @todos já repararam nas coisas desenvolvidas durante a 2ª guerra mundial??? imaginem só o que deve existir hoje em dia e não foi revelado
    Quem gostou desse artigo vai gostar de dá uma olhada nesse link http://www.brasilmergulho.com/port/artigos/2005/018.shtml fui

    ResponderExcluir
  22. Hi! I could have sworn I've visited this web site before but after looking at a few of the posts I realized it's new
    to me. Nonetheless, I'm certainly happy I discovered it and I'll be bookmarking it and checking back often!
    Here is my webpage : dilatador nasal

    ResponderExcluir

Você poderá gostar também de:

Related Posts with Thumbnails

posts legais em outros blogs